Centro de Inteligência em Defesa Civil (CINDEC)

Este projeto tem como objetivo reduzir os índices de poluição nas águas do Rio das Velhas, uma das principais bacias hidrográficas de Minas Gerais.

O Centro de Inteligência em Defesa Civil (CINDEC) é um projeto executado pelo Instituto Proteja Minas e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, com apoio do Ministério Público e Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais – CeMAIS. Trata-se de uma iniciativa inovadora, voltada para a prevenção, resposta eficiente a desastres naturais e situações de emergência em Minas Gerais.

Inaugurado em novembro de 2024, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o CINDEC integra tecnologia de ponta e análise de dados em tempo real para apoiar a tomada de decisões dos órgãos públicos e da sociedade. O investimento total do projeto é de R$ 12,5 milhões e foi viabilizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente – CAOMA.

Com um painel de monitoramento em tempo real e uma equipe de especialistas das mais diversas áreas, o CINDEC centraliza e cruza informações meteorológicas, geológicas e pluviométricas, fornecendo análises aprofundadas para antecipar riscos e minimizar impactos negativos. O centro também desempenha um papel fundamental no monitoramento de barragens, garantindo mais segurança para a população mineira.

Essa estrutura reforça o compromisso com a proteção e resiliência das cidades mineiras, alinhando-se à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e a padrões internacionais, como o Marco de Sendai da ONU para Redução de Riscos e Desastres.

O CINDEC estará em breve disponível para acesso público por meio de uma plataforma online gratuita, permitindo que gestores e especialistas utilizem seus dados para prevenir desastres e salvar vidas.

 

Parceiros do Projeto

O sucesso do projeto está sendo possível graças às parcerias com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Ministério Público de Minas Gerais, Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente – CAOMA/MPMG, e Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais – CeMAIS.