O Centro de Inteligência em Defesa Civil (CINDEC) é um projeto executado pelo Instituto Proteja Minas e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, com apoio do Ministério Público e Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais – CeMAIS. Trata-se de uma iniciativa inovadora, voltada para a prevenção, resposta eficiente a desastres naturais e situações de emergência em Minas Gerais.

Inaugurado em novembro de 2024, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o CINDEC integra tecnologia de ponta e análise de dados em tempo real para apoiar a tomada de decisões dos órgãos públicos e da sociedade. O investimento total do projeto é de R$ 12,5 milhões e foi viabilizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente – CAOMA.

Com um painel de monitoramento em tempo real e uma equipe de especialistas das mais diversas áreas, o CINDEC centraliza e cruza informações meteorológicas, geológicas e pluviométricas, fornecendo análises aprofundadas para antecipar riscos e minimizar impactos negativos. O centro também desempenha um papel fundamental no monitoramento de barragens, garantindo mais segurança para a população mineira.

Essa estrutura reforça o compromisso com a proteção e resiliência das cidades mineiras, alinhando-se à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e a padrões internacionais, como o Marco de Sendai da ONU para Redução de Riscos e Desastres.
O CINDEC estará em breve disponível para acesso público por meio de uma plataforma online gratuita, permitindo que gestores e especialistas utilizem seus dados para prevenir desastres e salvar vidas.
O sucesso do projeto está sendo possível graças às parcerias com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Ministério Público de Minas Gerais, Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente – CAOMA/MPMG, e Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais – CeMAIS.